"As praxes preparam-nos para a vida"


Esta é a resposta que geralmente de ouve, quando se questiona sobre a importância das praxes.
Por vezes questiono-me, como é que alguém no seu perfeito juízo pode dar uma resposta destas.
O que é que esta "pessoas" tem na cabeça? Como é que conseguiram entrar para uma universidade? Será que são as humilhações, as ordens tiranas e agressivas, as "brincadeiras" obscenas que nos preparam para a vida e para o mercado de trabalho? Será que o futuro deste jovens é serem autênticos cãezinhos amestrados?
Será que existem jovens que anseiam pela entrada na universidade simplesmente por causa das praxes? Será o grande marco das suas vidas. Qual é a piada de sermos humilhados, ofendidos, forçados a fazer a algo? Onde está o respeito pela liberdade, pelos direitos humanos? Como é que se permite que alguém coloque a nossa vida em risco?
O mais grave disto tudo é que a maioria dos pais não sabe, nem sonha o que os filhos andam a fazer, enquanto eles dão o que têm e o que não têm para lhes pagar os tão desejados cursos. E depois quando acontecem estas tragédias e são apanhados num remoinho de informações, é óbvio que a revolta tem que se virar contra alguém. A culpa é de todos, dos que mandam e dos que obedecem. Contudo eu defendo que a maior culpa é daqueles que obedecem, porque se não houvesse ninguém a "alimentar" estes alter-egos dos duxes, eles nem sequer existiriam.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O TIO TONICO, o MÉDICO DE FAMÌLIA e ...

Ser incompetente